maputo

Perto da fronteira com a África do Sul está Maputo, a capital e maior cidade de Moçambique, que fica no litoral, o que explica as lindas praias banhadas pelo oceano Índico, lá é uma cidade vibrante e inspiradora com muita diversidade em cultura, pessoas, culinária e idiomas, além de ter pessoas muito animadas e simpáticas. Inclusive seu idioma oficial é o português, que é o idioma utilizado nas ruas e comércios, então você não precisa se preocupar muito com um curso de idiomas antes de ir pra lá, porque o português é o idioma falado nas ruas e nos comércios, facilitando o dia-a-dia e as interações com a população local.

Maputo é onde foi assinado o Protocolo da Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos sobre os Direitos das Mulheres, que fala sobre equidade de gênero em vários aspectos, mas infelizmente ainda não é uma realidade, tendo muita diferença principalmente no campo profissional. E é por isso que surgem organizações como a Fundação Lurdes Mutola, que foi fundada pela atleta olímpica de mesmo nome com o objetivo de dar bolsas de estudo para meninas que se destacam nos esportes. Tem também a ONU mulheres, que prega a equidade de gênero e cria vários projetos com esse objetivo.

Não acontece muita violência contra pessoas LGBTQIA+ em Maputo, mas ainda há muito preconceito e é visível a falta de representatividade, para resolver esse problema foi criada a organização Lambda, que luta pelo reconhecimento dos Direitos Humanos de pessoas LGBTQIA+ em Moçambique, que fazem várias campanhas e projetos principalmente para pressionar o governo, educar e sensibilizar a população sobre a igualdade de direitos e oportunidades, independente de gênero e sexualidade.

Moçambique é um país em que africanos compõe mais de 98% da população, sendo descendentes de vários grupos étnicos diferentes, como o povo Makua, que é o maior, e outros como Sena, Shonda, Tsonga, cada um com tradições, idiomas e estilos de vida diferentes, o que torna Moçambique um país muito diverso étnica e culturalmente. Menos de 2% da população é composta por moçambicanos de outras origens, como indianos, portugueses, árabes e chineses. Na cidade acontecem muitos eventos mostrando a cultura do povo em vários espectros, como dança, música, moda e arte, neles você pode entender a riqueza cultural do país e como o seu povo é extremamente talentoso e animado.

Lugares para conhecer: 

Estação do Caminho de Ferro de Maputo 

Jardim Botânico Tunduru

Reserva de Elefantes de Maputo  

o que você está esperando?