Cartagena

Cartagena é uma cidade litorânea situada no caribe colombiano. Ela surgiu e se ergueu em uma área murada que hoje em dia corresponde ao centro histórico da cidade. Além de ser paisagística possui 500 anos de história registrada nas suas ruas coloridas e no seu povo. Nas praças do centro histórico de Cartagena, é possível encontrar mulheres muito famosas: as Palenqueras. Essas mulheres negras de roupas típicas coloridas, carregam uma história de resistência da primeira comunidade negra a se tornar independente na América: a comunidade de Palenque.

Em 2016 a Colômbia passou por um momento histórico quando as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) assinaram um acordo de paz com o Estado colombiano, pondo fim a um conflito antigo do país. Esse acordo foi assinado em Cartagena e propõe diversas mudanças voltadas à manutenção dos direitos humanos. As mulheres colombianas foram peça-chave para o estabelecimento do Acordo de Paz do país, participando de forma ativa para que ele fosse concretizado para garantir equidade de gênero e mais oportunidades para mulheres.

Cultura Negra:
Cartagena fica próxima à comunidade de San Basilio de Palenque, uma comunidade parecida com o modelo de comunidade quilombola. Lá a medicina, língua, escola, culinária, rituais, tudo tem forte influência africana. Essa foi a primeira comunidade negra colombiana livre, sendo independente inclusive da Espanha no período colonial. Desde então a comunidade preserva suas tradições, sendo constituída por cerca de 600 famílias. Por estar próxima a Cidade de Cartagena, a comunidade influencia também na cultura e demografia da cidade.

Lugares para conhecer em Cartagena:
Baluarte de San Miguel
Cidade Muralhada
Povoado de Palenque

  • Pré-requisitos:

Tempo mínimo de programa: 2 semanas
Tempo máximo de programa: Não há limite
Idade mínima: 18 anos
Nível do idioma: Português ou Espanhol (qualquer nível)

  • Quanto Custa?

Confira os valores aqui!

o que você está esperando?